GT 3.2 Turismo, territorio y medio ambiente

Autor/a
Ana Ferreira (Universidade de Vigo)
Coautor/es
María Elisa Alén González (Universidad de Vigo)
Dália Filipa Veloso de Azevedo Liberato (ESHT – P. PORTO, Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Portugal)

 

Entendido como uma atividade que promove o desenvolvimento dos territórios dado o potencial económico, o turismo é muitas vezes questionado pelas comunidades autóctones pelos impactos negativos que cria. Daqui o pressuposto de que o sucesso das atividades turísticas, no sentido da sua sustentabilidade, acontece quando, de forma criativa, se baseia no modo de vida local e na sua identidade.

Neste sentido, questionamo-nos: pode o turismo constituir um instrumento importante para a promoção do desenvolvimento local? Qual o papel do turismo criativo na valorização da identidade local e da sustentabilidade? Pode a população local definir o curso da atividade turística num determinado território?

Num primeiro momento esclarecemos a pertinência desta investigação interdisciplinar – Turismo criativo e desenvolvimento local– na qual se cruzam conceitos resultantes da nossa pesquisa bibliográfica. De seguida destacamos que os traços da identidade são uma mais valia fundamental para o desenvolvimento turístico, sendo que o inverso também perece ser verdade, ou seja, a valorização turística de um destino pode contribuir para o reforço da sua identidade.

A metodologia seguida basear-se-á na revisão da bibliografia disponível de modo a construir a ideia de que o turismo criativo pode e deve ser incentivado uma vez que a exaltação da identidade local é fator de sustentabilidade.

Palabras clave: Turismo criativo; desenvolvimento; identidade local.