GT 6.1 Turismo de Frontera y Cooperación Transfronteriza. La raya España-Portugal

Autor/a
María Elisa Alén González (Universidad de Vigo)

As regiões de fronteira são, na atualidade, desafios colocados aos atores do território, do ponto de vista do seu desenvolvimento turístico. A temática das fronteiras é atual e de preocupação, não apenas a nível local, mas ao nível da própria União Europeia. São notórios, e esse nível, os estímulos ao desenvolvimento das regiões fronteiriças e da cooperação entre estas regiões. A cooperação transfronteiriça entre regiões que apresentam os mesmos problemas e características semelhantes pode tornar-se muito positiva. Implicam estratégias de cooperação, de dinamização de políticas de desenvolvimento inovadoras, de novas formas de governança, como destinos turísticos, com envolvimento de todos os atores regionais. Trillo e Lois (2011) enfatizam os processos de desterritorialização ou reterritorialização, pelo surgimento de regiões transfronteiriças na periferia do Estado-Nação, que se explicam pela presença da fronteira, dividindo protagonismo com outros territórios, sem negar a origem histórica e política, mas observando uma transformação no papel da fronteira e uma integração da história em territorialidades que são redefinidas, não podendo esta região entender-se sem a fronteira como motivo básico de atração e cooperação.

A nossa investigação tem por objetivo a análise qualitativa atualizada da cooperação estratégica entre a região Norte de Portugal e a Comunidade Autónoma da Galiza, que tem sido fortemente incrementada, em parte devido à proximidade linguística e geográfica. As duas regiões apresentam um património natural e histórico com significativo potencial turístico e que se podem complementar. Para que essa cooperação seja vantajosa é fundamental que, em termos turísticos, envolva a diversidade que complementa as duas regiões, na perceção da continuidade dos territórios que caracterizam, por exemplo, a região da raia seca da Euro-região Norte de Portugal – Galiza.

Foi utilizada a técnica de entrevista a um conjunto de profissionais, nas duas regiões, entre gestores do território e promoção, agentes económicos, municípios e investigadores, que conhecem os problemas e potencialidades da Euro-região da Galiza e do Norte de Portugal, em termos económicos, sociais, turísticos, culturais e territoriais. A análise qualitativa foi dividida nas categorias da cooperação transfronteiriça e turismo de fronteira na Euro-Região.

Palabras clave: turismo de fronteira, cooperação, governança, galiza