GT 3.1 Gestión turística, innovación y tecnología e la nueva era digital

Autor/a
María Elisa Alén González (Universidad de Vigo)

O presente trabalho pretende enfatizar a importância crescente das tecnologias de informação e comunicação nos destinos turísticos denominados inteligentes, na sua integração na atividade das empresas do setor, e ainda na sua interação com os visitantes/turistas. López e Garcia (2013) referem-se ao destino turístico inteligente como um destino inovador alicerçado numa infraestrutura tecnológica avançada, capaz de garantir o desenvolvimento sustentável do território turístico, abarcar o desenvolvimento tecnológico, desenvolver atividades de inovação, incorporando a estas capacidades, espaços digitais, processamento de informação e ferramentas que permitam a transferência de tecnologia e a partilha de conhecimento.

A cidade do Porto tem vindo a consolidar a sua posição como destino turístico inteligente, baseado na inovação, pela comunicação e interatividade com o visitante/turista, nos diferentes momentos da experiência turística. A gestão da atividade turística no Porto tem considerado determinante a análise e desenvolvimento da integração da tecnologia nas experiências turísticas: uma visão estratégica para a oferta de informação interativa, atualizada em tempo real, nas áreas de maior procura e circulação de turistas/visitantes, que assegura informação, mas sobretudo interação com a oferta no destino.

Foi aplicado um questionário a 423 turistas na cidade do Porto, com o objetivo de perceber a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação durante a sua experiência turística, avaliar o acesso/disponibilização das TIC no destino e a sua importância na escolha do mesmo, deduzir se as aplicações e/ou informações disponíveis na internet são importantes e influenciam positivamente a experiência turística no Porto, isto é o seu grau de satisfação.

Os resultados obtidos permitem uma nova abordagem sobre o papel das tecnologias de informação e comunicação na avaliação da experiência turística na cidade do Porto, como destino turístico inteligente.

Palabras clave: Porto, Smart Destination, Destino Turístico, Experiência Turística, Tecnologias de Informação e Comunicação