GT 9.1 Impactos turísticos: mega‐eventos, seguridad y movilidad corporativa

Autor/a
MARCELLO TOMÉ (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

A cidade do Rio de Janeiro se destaca como o principal destino turístico brasileiro, sendo a 7ª maior destinação turística do hemisfério sul e a 6ª maior da América Latina (Euromonitor, 2016). A sua diversidade natural e a riqueza das suas manifestações culturais tangíveis e intangíveis, somadas as atividades econômicas e aos eventos, expressam os quatro condicionantes que influenciam o desenvolvimento da atividade turística na urbe carioca.

As expectativas em relação à ampliação do fluxo turístico receptivo no Rio de Janeiro são positivas. Este cenário favorável dá-se em decorrência, entre outras coisas, das importantes transformações no seu espaço urbano, relacionadas às melhorias na mobilidade, na criação de novos objetos de caráter turístico, pelas ações de estetização urbana e pela realização de megaeventos e consequente exposição na mídia nacional e internacional.

Entre os dias 05 e 21 de agosto de 2016, a cidade do Rio de Janeiro sediará a 31ª edição dos Jogos Olímpicos, principal evento multiesportivo do mundo.

A prática do turismo é almejada por grande parcela da população mundial. No entanto, parte significativa dos indivíduos não tem condição de beneficiar-se dos efeitos positivos do turismo, estando estes indivíduos excluídos ou incluídos precariamente da referida atividade. Estes são expressos pelas pessoas com mobilidade reduzida, tais como pessoas idosas, pessoas com deficiências, pessoas de baixa ou elevada estatura, obesos entre outros. Para melhor compreender as diferenças entre os grupos que compõem a parcela da população com mobilidade reduzida e os fatores limitantes para fruição turística destes grupos sociais, realizamos pesquisa de natureza exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico a partir da análise da legislação vigente relativa à acessibilidade, da análise de livros, artigos e normas técnicas, buscando responder a seguinte questão: Quais grupos sociais compõem as pessoas com mobilidade reduzida e quais as principais dificuldades por eles enfrentadas para a fruição turística em espaços urbanos? As conclusões preliminares desta investigação apontam diferentes grupos sociais com mobilidade reduzida temporária e permanente, além de indicar que cidades como o Rio de Janeiro apresentam em suas vias e edificações grau de acessibilidade insatisfatório.

Palabras clave: Turismo, Mobilidade reduzida, Acessibilidade, Inclusão social