GT 3.1 Gestión turística, innovación y tecnología e la nueva era digital

Autor/a
José Manoel Gandara (Universidade Federal do Paraná)
Coautor/es
Jose Elmar Feger (Universidad Federal do Paraná)

Compreender as características do que é pesquisado e difundido no Brasil sobre a temática dos destinos turísticos inteligentes permite avanços. A crescente difusão das pesquisas através do acesso on line free da informação científica mudou a forma de fazer pesquisa e a identificação da falta de artigos publicados em revistas científicas brasileiras sobre as pesquisas diretamente relacionadas ao tema destinos turísticos inteligentes no pais justificou fazer a análise através da escolha de trabalhos apresentados em eventos científicos.

O objetivo geral deste trabalho foi compreender a situação atual da pesquisa no Brasil relacionada à destinos turísticos inteligentes, traçando seu panorama. Como paradigma metodológico tem-se as perspectivas do Turismo e da Ciência da Informação, com viés estruturalista. Caracteriza-se como uma investigação exploratória, intra e interdisciplinar, que torna o problema de pesquisa mais explícito. Utiliza-se de técnicas como a bibliometria, a revisão bibliográfica sistemática e a revisão integrativa de literatura com abordagem quantitativa e qualitativa.

Esta investigação não visou compreender a pesquisa no Brasil relacionada à destinos turísticos inteligentes como um todo, mas sim aquela difundida no mais relevante e reconhecido evento nesta área de pesquisa no país. Neste contexto, foram analisados 12 projetos de pesquisa de mestrado e doutorado apresentados em 2016 no II Seminário Internacional Brasil Espanha de Inovações Tecnológicas “Destinos Turísticos Inteligentes”, para verificação de sua relevância acadêmica, produtividade e aspectos estruturais.

Na pesquisa bibliometrica foram considerados os aspectos quantitativos mais relevantes da produção relacionada direta e indiretamente ao tema. A revisão bibliográfica sistemática apresentou as principais discussões teóricas dos autores dos trabalhos apresentados no evento sobre destinos turísticos inteligentes. A revisão integrativa serviu para encontrar evidências entre os aspectos conceituais e a empiria relacionada à pesquisa nesta área no Brasil.  

Entendeu-se com a pesquisa que a bibliometria, a revisão sistemática e a integrativa, quando utilizadas em conjunto, oferecem evidências suficientes para compreensão das informações sobre a situação atual das pesquisas no Brasil relacionadas à Destinos Turísticos Inteligentes.

Palabras clave: Destinos Turísticos Inteligentes, Difusão da pesquisa científica em eventos, Bibliometria, Revisão Bibliográfica Sistemática, Revisão Integrativa de Literatura, Brasil